quinta-feira, 15 de março de 2007

fotos sobre Alberto Caeiro

sobre Alberto Caeiro

“Tristes de nós que trazemos a alma vestida. ”

Alberto Caeiro: poeta-ingênuo, poeta-pastor
• Nasceu em Lisboa: 16 / 4 / 1889 e faleceu tuberculoso em 1915.
• é um poeta bucólico, de espécie complicada. Em uma primeira leitura dos poemas de Caeiro, o que fascina o leitor é a sua (aparente) amenidade.
• homem simples que viveu no campo e não completou o ensino primário.
• Segundo Fernando Pessoa, Caeiro iniciou o verdadeiro paganismo, que não pode ser confundido com uma religião ( por isso diferente do paganismo grego), mas um método de interpretação do mundo que nega as dicotomias mente/ corpo e razão/ sentimento (em que se baseiam a cultura ocidental).
• Caeiro tenta se despir do pensamento tradicional para chegar a substantivação absoluta, no sentido que as coisas do mundo existem por elas mesmas, e não em relação às outras ( como propõem as associações filosóficas, poéticas, míticas e místicas). Por isso, Caeiro despreza os poetas árcades, românticos e sombolistas que conotam a natureza a partir de seu estado de espírito.
• Atitude Zen Budista: Caeiro defende um pensamento contra o pensamento; uma filosofia antifilosofia e nega qualquer forma de espiritualismo ou de transcendência , ou seja, nega a idéia de qualquer realidade além daquela que constitui nossa experiência concreta e imediata das coisas.
A essência da atitude ZEN, em Caeiro, pode ser descrita com a expressão de Oswald de Andrade: “ ver com olhos livres.”
• Caeiro veio reconstruir; é a própria essência que chamou de Averno.
• Caeiro é o “Grande Pan” que anunciará a “boa nova”.
• Caeiro cria uma forma própria de perceber o mundo e a existência. Essa originalidade o fará mestre dos outros heterônimos, inclusive Fernando Pessoa.

O universo que Caeiro vê é o contrário do que vêem dos homens do nosso tempo, os homens de nossa civilização desde que ella se formou na morte apparente do paganismo. Para nos dar a substância absoluta do pagão que os pagãos, mais puramente que elles. É-o”
Antônio Mora in Fernando Pessoa. Obra em Prosa. RJ.

• Em Caeiro, o eu-lírico apropria-se da reflexão de seus poemas, revela ao leitor um projeto de crítica ao “pensamento tradicional” e uma nova proposta de olhar / conceber a existência.


• Caeiro recorre a Anáforas e Polissíndetos
• Vocabulário é prosaico, restrito, as mesmas palavras e expressões se repetem com pequenos intervalos, sem se perocupar com a pobreza de estilo. Versos livres e brancos; essas características modernas o aproximam do desejo do despojamento, de despretensão e de (aparente) simplicidade
• O discurso de Caeiro é (falsamente) tranqüilo, despretensioso e um olhar inocente para as coisas
• A escrita é menos culta e menos rigorosa
• Os versos parecem prosa pois são uma forma ritmicamente frouxa de verso livre, cujo andamento dá a impressão de naturalidade, de espontaneidade, sem qualquer premeditação acústica.
• Caeiro pratica grau zero de estilo.


Obra em estudo Poemas Completos de Alberto Caeiro
• Não é considerada uma obra acabada
• Portugal vivia um período confuso, um ambiente depressivo e provinciano; embora a Europa estivesse em tempos de vanguarda e sob a euforia pelo Modernismo.

Sobre O Guardador de Rebanhos
• É uma metáfora e a metáfora está ligada ao processo de contenção dos pensamentos

segunda-feira, 12 de março de 2007

Alberto Caeiro

gabarito da apostila de exercícios de revisão contínua sobre 1 e a 2 séries do Ensino Médio

1. c
2.b.
3. Fernão Lopes ... Humanismo
4. d
5. d
6. Bocage
7. b
8. d
9. d
10. d,a,e,c,b.
11. d,e,a,c,b,f.
12. d
13. c,e,d,b,a.
14. d,e,a,c,b.
15. a
16. d
17. e
18. Camilo Castelo Branco
19. Cruz e Souza .... Simbolismo
20. d,a,c,e,b.
21. c
22. Dom Casmurro
23. b
24. e.
25. d
26. a
27. c
28. e
29. Simbolismo
30. Castro Alves e Romanmtismo
31. d
32. ....
33. Padre Vieira... Barroco.
34. c
35. a.
36. d
37. c
38. Iracema, Guarani, Senhora, Lucíola, A Moreninha....
39. b,c,a,c.
40. b
41. Você, Senhora
42. Sugere o som do trem em movimento.
43. eu, te, gênero lírico, função emotiva, poesia.
44. denotação
45. (x) (X) (X) ( ) ( )
46. bucolismo ou fugere urbem.
47. Barroco, Padre Vieira.
48. Foi o casamento desfeito.
49. Marília.
50. Não acreditando que o noivo se casara com Juliana Mascarenhas
51. Na realidade, Tomás foi preso por causa da Inconfidência Mineira.
52. Maria Dorotéia.
53. Promessas de casamento.
54. Arcadismo ou Neoclassicismo.
55. Cantiga satírica de maldizer.
56. Mulheres pobres; Gênero Narrativo, verbo: esguardai.
57. Desenho é artístico.
58. Minas Gerais; Inês de Castro; Dom Quixote; Maria Dorotéia e Tomás Antônio Gonzaga.
59. Cantiga de Amigo.
60. ( d ) (a ) (C ) ( b ) ( e )
61. ( c ) ( a ) ( e ) ( d ) ( b)
62. d
63. d
64. a
65. Trovador significa a pessoa que é capaz de escolher a palavra adequada para a melodia.
66. ABCB; Um /can/ to/ san/ to/ de/ fre/ men/ te a/ mor (verso decassílabo)
67. aliteração; paradoxo; antítese; aliteração.
68. c,c,c,f,c,c, f,f,c, f,c,c,c,c,c,c,c,c.
69. b
70. Representam o movimento de passos ou passadas ou trote do cavalo.
71. Tomás Antônio Gonzaga e Arcadismo; Padre Vieira e Barroco; Gregório de Matos e Barroco; Álvares de Azevedo e Romantismo; Raimundo Correa e Romantismo.
72. a
73. e
74. Trovadorismo, Romantismo e Simbolismo.
75. Primeira fase do Romantismo ao tratar do Indianismo.
76. Minas Gerais. Trovadorismo. Gigante Adamastor. Dom Quixote.

gabarito da apostila de exercícios de revisão contínua sobre 1 e a 2 séries do Ensino Médio

1. c
2.b.
3. Fernão Lopes ... Humanismo
4. d
5. d
6. Bocage
7. b
8. d
9. d
10. d,a,e,c,b.
11. d,e,a,c,b,f.
12. d
13. c,e,d,b,a.
14. d,e,a,c,b.
15. a
16. d
17. e
18. Camilo Castelo Branco
19. Cruz e ouza

quinta-feira, 1 de março de 2007

Regras e Orientações para os trabalhos de leitura, interpretação e apresentação

Regras e Orientações para os trabalhos de leitura, interpretação e apresentação
Disciplina: Português
Professora: Thais Rabello
Série: 3ª série do Ensino Médio (A, B, C, D, E)

Seguem as regras referentes à leitura e atividades das obras Poemas Completos (O guardador de Rebanhos) de Alberto Caeiro, A Rosa do povo de Carlos Drummond de Andrade e Sagarana de Guimarães Rosa respectivamente.
Tratam-se de três das obras escolhidas para os exames das entidades FUVEST e Unicamp, obras estas que serão além de lidas por todos os alunos da 3ª série do Ensino Médio ao longo do ano letivo de 2007, também farão parte de exercícios individuais para apresentação em sala de aula.
A seqüência para apresentação individual das obras acima citadas segue o seguinte roteiro:
I. A Professora preparará previamente e distribuirá para cada aluno um roteiro de pesquisa para cada uma das poesias de O Guardador de Rebanhos e A Rosa do Povo ou para os cada um dos contos de Sagarana.
II. O roteiro será distribuído próximo às apresentações dos trabalhos a saber: O Guardador de Rebanhos para meados de março; A Rosa do Povo, meados de Junho e Sagarana, meados de Outubro.
III. O roteiro das questões e exercícios referentes às obras em estudo abrangerá conteúdos das mais diversas áreas da Língua Portuguesa, tais como: elementos da Sintaxe, da Morfologia, das Figuras de Linguagem, da Versificação, de outras Épocas Literárias para comparação e também análise de textos não-verbais ( pinturas, desenhos...). Trata-se, portanto, de exercício de revisão e redação através de análise de conteúdo já apresentado em séries anteriores.
Para a preparação do roteiro, a professora pesquisou, leu e transcreveu material de diversos meios, tais como: textos e exercícios de apostilas de cursinhos; manuais de Fuvest e Unicamp; recortes de jornais: Folha de S. Paulo, Agora; manuais de literatura portuguesa, pesquisa de alunos que cursaram o 3ª série do Ensino Médio de 2006 e outros.
IV. De posse do roteiro entregue para todos os alunos de todas as 3ª séries do Ensino Médio (A, B, C, D e E) _ logo a leitura de cada obra integral é obrigatória a todos os alunos das séries citadas _ haverá sorteio em sala de aula para que cada aluno tome ciência da poesia ou do conto que lhe caberá pesquisar mais profundamente e copiar e responder a poesia ou o conto e as questões do roteiro (referentes a sua obra escolhida) em folha timbrada da escola, manualmente e a tinta. Serão raros os casos em que a poesia ou o conto poderão ser digitados, neste caso a professora deverá permitir o fato, caso contrário haverá desconto na nota da pesquisa.
V. Enquanto um aluno pesquisará mais profundamente sobre o seu texto sorteado, os restantes alunos da classe deverão responder todo o roteiro a partir da leitura obrigatória da obra, assim como deverão portar este roteiro no dia da apresentação do(a) colega a fim de confrontar a pesquisa individual com a pesquisa do(a) colega expositor(a).
VI. No dia ou semana estipulada para apresentação do trabalho, o aluno que apresentará o texto escolhido por sorteio, entregará à professora o resultado de sua pesquisa, na determinada folha timbrada da escola, à tinta e escrito manualmente, salvo item constante no tópico IV.
VII. No mesmo dia, o aluno(a) lerá para a classe ou interpretará, ou teatralizará seu texto pesquisado (vale a criatividade) e responderá as questões que foram propostas ao seu texto para que os colegas de classe (de posse do roteiro) confrontem as respostas do colega com as suas já respondidas anteriormente para futuro estudo e avaliação.
* O(a) expositor(a) não terá tempo e disponibilidade de “ditar” as respostas para os colegas de sala. Logo é importantíssimo que prestem atenção à explicação do(a) colega.
VIII. No mesmo dia estipulado, serão expostas cerca de 4 ou 5 pesquisas no horário da da aula de Português.
IX. Se no dia da apresentação estipulada anteriormente, o(a) aluno(a) expositor(a) não comparecer, ficará com a nota zerada; se ainda, neste caso de falta, enviar o trabalho, este valerá metade da nota, isto é de 0 a 5,0 por conta da pesquisa manuscrita. Se o(a) aluno(a) expositor(a) souber anteriormente que, no dia estipulado, não poderá comparecer à aula, ou será marcada nova data ou entregará a pesquisa “anteriormente” valendo de 0 a 5,0.
X. Só será aceito o caso de algum aluno comunicar anteriormente que não poderá comparecer ao trabalho no dia estipulado em situações como Exército, operação cirúrgica.
XI. Cada apresentação valerá de 0 a 10, divididos da seguinte maneira: de 0 a 5,0: avaliação da pesquisa manuscrita e de 0 a 5,0: por conta da exposição oral do trabalho. Espera-se que durante a apresentação, o(a) expositor(a) seja consciente, responsável, criativo(a), carismático(a) e respeitoso (a) para com a apresentação e para com os colegas de classe que também deverão respeitar e ajudar a apresentação do (a) expositor.
* Os alunos que não tiverem respeito pela apresentação do(a) colega serão passíveis de perder nota de conceito (podendo até zerá-la) ou ainda, caso sejam resistentes na falta de respeito ao(a) colega, terão que apresentar por escrito o mesmo trabalho exposto pelo colega no dia seguinte à aula, caso a entrega não aconteça, o aluno ficará com nota zerada no Trimestre em todas as atividades, exceto a nota da avaliação Trimestral. Qualquer deste casos serão comunicados à SOE e a Coordenação do Ensino Médio.
XII. A nota de cada trabalho de pesquisa será registrada e divulgada apenas no 3° trimestre.
XIII. os dias das apresentações apenas serão suspensos caso haja necessidade da Coordenação, ou da Pastoral, ou do SOE, ou da Direção da Escola ou de algum professor que necessite do período para aplicação de suas provas. Fora destas situações, os trabalhos não serão adiados por motivo algum.
XIV. Após a apresentação de cada série de trabalhos referentes ao livro apresentado, todos os roteiros serão recolhidos para serem vistados pela professora. O fato da não entrega do roteiro ou roteiro incompleto acarretará em perda de nota para o aluno.
XV. Os trabalhos entregues pelos expositores ficarão arquivados com a professora.

São Paulo, 2 de março de 2007