quinta-feira, 1 de março de 2007

Regras e Orientações para os trabalhos de leitura, interpretação e apresentação

Regras e Orientações para os trabalhos de leitura, interpretação e apresentação
Disciplina: Português
Professora: Thais Rabello
Série: 3ª série do Ensino Médio (A, B, C, D, E)

Seguem as regras referentes à leitura e atividades das obras Poemas Completos (O guardador de Rebanhos) de Alberto Caeiro, A Rosa do povo de Carlos Drummond de Andrade e Sagarana de Guimarães Rosa respectivamente.
Tratam-se de três das obras escolhidas para os exames das entidades FUVEST e Unicamp, obras estas que serão além de lidas por todos os alunos da 3ª série do Ensino Médio ao longo do ano letivo de 2007, também farão parte de exercícios individuais para apresentação em sala de aula.
A seqüência para apresentação individual das obras acima citadas segue o seguinte roteiro:
I. A Professora preparará previamente e distribuirá para cada aluno um roteiro de pesquisa para cada uma das poesias de O Guardador de Rebanhos e A Rosa do Povo ou para os cada um dos contos de Sagarana.
II. O roteiro será distribuído próximo às apresentações dos trabalhos a saber: O Guardador de Rebanhos para meados de março; A Rosa do Povo, meados de Junho e Sagarana, meados de Outubro.
III. O roteiro das questões e exercícios referentes às obras em estudo abrangerá conteúdos das mais diversas áreas da Língua Portuguesa, tais como: elementos da Sintaxe, da Morfologia, das Figuras de Linguagem, da Versificação, de outras Épocas Literárias para comparação e também análise de textos não-verbais ( pinturas, desenhos...). Trata-se, portanto, de exercício de revisão e redação através de análise de conteúdo já apresentado em séries anteriores.
Para a preparação do roteiro, a professora pesquisou, leu e transcreveu material de diversos meios, tais como: textos e exercícios de apostilas de cursinhos; manuais de Fuvest e Unicamp; recortes de jornais: Folha de S. Paulo, Agora; manuais de literatura portuguesa, pesquisa de alunos que cursaram o 3ª série do Ensino Médio de 2006 e outros.
IV. De posse do roteiro entregue para todos os alunos de todas as 3ª séries do Ensino Médio (A, B, C, D e E) _ logo a leitura de cada obra integral é obrigatória a todos os alunos das séries citadas _ haverá sorteio em sala de aula para que cada aluno tome ciência da poesia ou do conto que lhe caberá pesquisar mais profundamente e copiar e responder a poesia ou o conto e as questões do roteiro (referentes a sua obra escolhida) em folha timbrada da escola, manualmente e a tinta. Serão raros os casos em que a poesia ou o conto poderão ser digitados, neste caso a professora deverá permitir o fato, caso contrário haverá desconto na nota da pesquisa.
V. Enquanto um aluno pesquisará mais profundamente sobre o seu texto sorteado, os restantes alunos da classe deverão responder todo o roteiro a partir da leitura obrigatória da obra, assim como deverão portar este roteiro no dia da apresentação do(a) colega a fim de confrontar a pesquisa individual com a pesquisa do(a) colega expositor(a).
VI. No dia ou semana estipulada para apresentação do trabalho, o aluno que apresentará o texto escolhido por sorteio, entregará à professora o resultado de sua pesquisa, na determinada folha timbrada da escola, à tinta e escrito manualmente, salvo item constante no tópico IV.
VII. No mesmo dia, o aluno(a) lerá para a classe ou interpretará, ou teatralizará seu texto pesquisado (vale a criatividade) e responderá as questões que foram propostas ao seu texto para que os colegas de classe (de posse do roteiro) confrontem as respostas do colega com as suas já respondidas anteriormente para futuro estudo e avaliação.
* O(a) expositor(a) não terá tempo e disponibilidade de “ditar” as respostas para os colegas de sala. Logo é importantíssimo que prestem atenção à explicação do(a) colega.
VIII. No mesmo dia estipulado, serão expostas cerca de 4 ou 5 pesquisas no horário da da aula de Português.
IX. Se no dia da apresentação estipulada anteriormente, o(a) aluno(a) expositor(a) não comparecer, ficará com a nota zerada; se ainda, neste caso de falta, enviar o trabalho, este valerá metade da nota, isto é de 0 a 5,0 por conta da pesquisa manuscrita. Se o(a) aluno(a) expositor(a) souber anteriormente que, no dia estipulado, não poderá comparecer à aula, ou será marcada nova data ou entregará a pesquisa “anteriormente” valendo de 0 a 5,0.
X. Só será aceito o caso de algum aluno comunicar anteriormente que não poderá comparecer ao trabalho no dia estipulado em situações como Exército, operação cirúrgica.
XI. Cada apresentação valerá de 0 a 10, divididos da seguinte maneira: de 0 a 5,0: avaliação da pesquisa manuscrita e de 0 a 5,0: por conta da exposição oral do trabalho. Espera-se que durante a apresentação, o(a) expositor(a) seja consciente, responsável, criativo(a), carismático(a) e respeitoso (a) para com a apresentação e para com os colegas de classe que também deverão respeitar e ajudar a apresentação do (a) expositor.
* Os alunos que não tiverem respeito pela apresentação do(a) colega serão passíveis de perder nota de conceito (podendo até zerá-la) ou ainda, caso sejam resistentes na falta de respeito ao(a) colega, terão que apresentar por escrito o mesmo trabalho exposto pelo colega no dia seguinte à aula, caso a entrega não aconteça, o aluno ficará com nota zerada no Trimestre em todas as atividades, exceto a nota da avaliação Trimestral. Qualquer deste casos serão comunicados à SOE e a Coordenação do Ensino Médio.
XII. A nota de cada trabalho de pesquisa será registrada e divulgada apenas no 3° trimestre.
XIII. os dias das apresentações apenas serão suspensos caso haja necessidade da Coordenação, ou da Pastoral, ou do SOE, ou da Direção da Escola ou de algum professor que necessite do período para aplicação de suas provas. Fora destas situações, os trabalhos não serão adiados por motivo algum.
XIV. Após a apresentação de cada série de trabalhos referentes ao livro apresentado, todos os roteiros serão recolhidos para serem vistados pela professora. O fato da não entrega do roteiro ou roteiro incompleto acarretará em perda de nota para o aluno.
XV. Os trabalhos entregues pelos expositores ficarão arquivados com a professora.

São Paulo, 2 de março de 2007

Um comentário:

El Grando Smokio disse...

Lindo Blog! Obrigado e espero que continue!